Notícias

Notícias

SENAI MARIO AMATO: CURSO TÉCNICO EM PLÁSTICO

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 10:14:27
Tamanho da Fonte
Diminuir Fonte
Aumentar Fonte
SENAI MARIO AMATO: CURSO TÉCNICO EM PLÁSTICO

Entrar na escola SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo, SP, é ingressar naquele espaço onde os alunos são acolhidos por professores e funcionários comprometidos, atualizados e dispostos a cumprir a nobre missão de ajudá-los a se transformar em cidadãos conscientes. A estrutura é acessível a todos, o ambiente é confortável e propício à aprendizagem.

A Escola é um Centro integrado de Formação Profissional em várias áreas. A que vamos destacar é o Curso Técnico em Plástico. O curso tem por objetivo habilitar profissionais em planejamento, execução e controle do processo produtivo nas indústrias de transformação de plásticos podendo atuar em diversas áreas desde a produção até o controle de qualidade e desenvolvimento de produtos.

O Curso tem duração de 2 anos, com carga horária de 1.500 horas nos períodos da manhã, tarde e noite. Diariamente, transitam por período 500 alunos com idade mínima de 15 anos. O diretor, Claudemir Facco de Oliveira, enfatiza que estão formando, com soluções tecnológicas, alunos que desejam entrar no mercado de trabalho.

Curso técnico
Os cursos profissionalizantes têm ganhado destaque no mercado de trabalho devido à qualidade de ensino aplicada durante um curto período de tempo. O Curso Técnico em Plástico possui grade curricular alinhada às necessidades das empresas e engloba competências técnicas e de gestão que garantem formação abrangente e eficiente na formação de técnicos para a cadeia produtiva da indústria do plástico.

Imagem

 "Nos Cursos Técnicos, as bolsas são sempre integrais", diz o coordenador do Núcleo de Tecnologia do Plástico, Fábio Renato Silva Lopes, há alguns anos formado como técnico em plástico pela Escola SENAI Mario Amato.

Design de Produto
Desde 2012, o setor de Design de Produto para a indústria atua no desenvolvimento de produtos e inclui pesquisa de mercado, definição de materiais, processos, cores, texturas, conceituação de ideias, modelamento 3D, confecção de modelos físicos por meio de impressão 3D.

Durante o processo criativo são analisadas as diversas interações do produto com o usuário, para permitir que os aspectos funcionais, ergonômicos, técnicos e estéticos do design sejam avaliados.

A designer responsável pelo Núcleo de Tecnologia do Plástico, Fernanda Moreira, conta haver duas impressoras 3D que são capazes de fazer de fones de ouvido a castelos, além de próteses ??. Fernanda destaca o tabuleiro de xadrez com desenhos que simbolizam elementos de sobrevivência dos povos indígenas do Brasil, feito com Polietileno (PE) da Braskem pelo processo de injeção plástica, mediante um molde, e posterior usinagem das peças plásticas.

Fernanda torce para que, em breve, as embalagens empilháveis de alimentos desenvolvidas no Núcleo façam sucesso nas gôndolas de supermercados até fora do país, porque foram concebidas especialmente para não amassar alimentos sensíveis, como frutas delicadas tipo o figo, por exemplo. Ela menciona que o protótipo ganhou o 1o lugar no Museu da Casa Brasileira, ressaltando a inovação, a criatividade e a oportunidade presentes na produção dos jovens da Escola SENAI Mario Amato. O setor de Design de Produto também atua nas áreas médica, de fisioterapia, estética, ergonomia e podologia.

Futuros trabalhadores
Com amplo espaço, qualidade e compromisso para atender todo o Brasil, os alunos saem da Escola prontos para atuarem em indústrias de fabricação de artigos de plástico.

Imagem

 Como o SENAI tem parcerias com as indústrias, ofertas de vagas são constantes. "Cerca de 70% dos alunos são absorvidos pelo mercado de trabalho", comemora Lopes. Mas frisa que o objetivo é formar: "A meta não é colocá-los nas empresas". Por ser uma unidade de referência, a Escola SENAI Mario Amato é procurada pelas próprias empresas, que buscam estreitar relações com a Escola.

Jovem, vale muito a pena participar do processo de seleção de bolsas de estudo para os cursos do SENAI! Para mais informações, visite o site meioambiente.sp.senai.br

Fonte:  Movimento Plástico Transforma
Voltar