Meio Ambiente

Meio Ambiente

Informes

  • Pesquisa Mapeamento de Reciclagem - Clique aqui.

  • Informe Ambiental Fiesp

Clique aqui e retire a publicação na íntegra

 

  • O Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais (Seaqua) do Estado de São Paulo sofreu importantes modificações, particularmente no Consema, Cetesb e SMA e em procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades produtivas.

Seguem anexos quadro-resumo das leis estaduais pertinentes e a íntegra dos respectivos textos legais.

Clique aqui e retire a Lei nº13.542 de 08/05/09
Clique aqui e retire a Lei nº13.507 de 23/04/09
Clique aqui e retire a nota sobre as Leis

  • MANUAL DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA
    O objetivo da publicação é orientar as empresas quanto à atenuação na fonte e destinação correta dos resíduos, economia de matéria-prima, energia elétrica, água e ar comprimido, bem como a recuperação e reciclagem de materiais. Trata-se de trabalho do Sindiplast, em parceria com a Cetesb e a Fiesp. O trabalho, do qual têm participado várias indústrias transformadoras de material plástico, é uma resposta do setor ao inadiável desafio da sustentabilidade. Trata-se de iniciativa que também demonstra ser absolutamente possível a mobilização articulada da sociedade e do setor público, visando ao bem comum , à melhoria da qualidade da vida e ao desenvolvimento responsável, com respeito ao meio ambiente e à salubridade dos ambientes de trabalho.

Clique aqui e retire a publicação na íntegra

  • RECICLAGEM DE EMBALAGENS PLÁSTICAS USADAS CONTENDO ÓLEOS LUBRIFICANTES (2007)
    Objetiva colocar à disposição de gerentes e técnicos, uma ferramenta de gerenciamento dos co-produtos gerados em sua atividade produtiva, na forma de informações sobre o manuseio, coleta, transporte e tratamento de embalagens usadas, com volumes até 20 litros, contendo óleos lubrificantes residual das operações de valorização para os quais há utilização técnica, ambiental e economicamente viável.

Clique aqui e retire a publicação na íntegra

  • CARTILHA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - VOLUME I - DÚVIDAS FREQÜENTES (2007 - 2ª edição)
    O que é licenciamento ambiental? Como obter esse tipo de licença? Quais são os custos dessa operação? Estas e mais 15 perguntas de fundamental importância estão respondidas de forma clara e precisa aqui. A cartilha fornece orientações e traz, ainda, uma relação com os endereços de todas as agências ambientais da Cetesb do Estado de São Paulo.

Clique aqui e retire a publicação na íntegra

  • CONSERVAÇÃO E REÚSO DE ÁGUAS EM EDIFICAÇÕES (2005)
    Roteiro básico para a adoção de práticas de conservação e reúso de água em edificações, desde a fase de projeto, durante a obra e até em prédios existentes, além de sistemas especiais de refrigeração e aquecimento. Apresenta casos de sucesso, planilhas de levantamento de dados e metodologia de avaliação do "pay-back" dos investimentos realizados.

Clique aqui e retire a publicação na íntegra

  • MELHORE A COMPETITIVIDADE COM O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (2007)
    Objetiva disponibilizar para as empresas quais são as diretrizes básicas para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em conformidade com ISO 14001 e outras normas da série. Também aborda outras normas técnicas como a SA 8000 (Responsabilidade Socioambiental) e a OHSAS 18001 (Sistema de Gestão para Segurança e Saúde no Trabalho) visando esclarecer as empresas sobre a melhor forma de se desenvolver amparando-se nos três pilares do desenvolvimento sustentável.

Clique aqui e retire o informativo na íntegra

 

Voltar