Reciclagem

Reciclagem

CCT - Reciclagem

CONVENÇÃO COLETIVA PARA EMPRESAS RECICLADORAS

Comunicamos que foi assinada pelo SINDIPLAST com os Sindicatos abaixo relacionados, filiados a FEQUIMFAR - FORÇA SINDICAL a Convenção Coletiva de Trabalho , para os trabalhadores e as Indústrias de Reciclagem de Material Plástico.

De acordo com o instrumento coletivo se enquadra como "Indústria Recicladora" aquelas empresas que desenvolverem pelo menos duas das três fases da reciclagem abaixo:

FASES DA RECICLAGEM

RECICLAGEM TERCIÁRIA FASE DE SEPARAÇÃO
Consiste na separação dos materiais plásticos (sucata). É uma seleção minuciosa por tipos, cores e densidade. Triagem por tipos de materiais (papel, metal, plásticos, vidro, madeira e etc.).

Essa fase sé é abrangida pela presente convenção, condicionada a realização em conjunto com a fase secundária e ou primaria.

RECICLAGEM SECUNDÁRIA - FASE MOAGEM
É a descontaminação dos plásticos que já foram devidamente separados. Nesta etapa o plástico é moído, lavado e secado, pronto para a reciclagem primária (esses pedaços de plástico são chamados flake).

Etapa intermediária prepara os materiais separados para serem transformados.

RECICLAGEM PRIMÁRIA - FASE DE GRANULAÇÃO
Na útima etapa da reciclagem, o plástico já limpo é levado ao aglutinador que fará seu pré aquecimento e unirá suas partículas; seguindo então para a extrusora. É a extrusora que irá transformar o plástico através do calor em fios (espaguetes), logo em seguida, os espaguetes passam por um tanque de resfriamento, e são picados por uma máquina que vai granular o material (esses grânulos são chamados de pellets).

PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS PARA GERAÇÃO A PARTIR DOS MATERIAIS RECICLADOS.
Se a Empresa utilizar a matéria prima gerada para a fabricação de produtos acabados, fica descaracterizado o seu enquadramento como INDÚSTRIA RECICLADORA DE PLÁSTICO e adotará a Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Químico.

Esclarecemos também que esta Convenção é por ADESÃO, ou seja, somente poderão fazer parte dela as Empresas que solicitarem a ADESÃO e forem aprovadas pela Comissão Permanente de Negociação - Reciclagem.

Clique aqui para download da Convenção Coletiva de Reciclagem - 2015/2016

Clique aqui para download da Convenção Coletiva de Reciclagem - Ribeirão 2015/2016

Clique aqui para download da Convenção Coletiva de Reciclagem - Araçatuba 2015/2016

Clique aqui para download da Convenção Coletiva de Reciclagem 2014/2015 

CCT  RECICLAGEM ARAÇATUBA E REGIÃO -SP

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DO TERMO DE ADESÃO

A empresa interessada deverá preencher o termo de adesão e encaminhá-lo ao Sindiplast por fax (11) 3060-9686 ou correio (Avenida Paulista, 2439 - 8º andar - Cep 01311-936 - São Paulo/SP), juntamente com os seguintes documentos:

  • Cópia do Cartão do CNPJ
  • Cópia do Contrato Social
  • Dados para contato

Quaisquer dúvidas entre em contato com o Sindiplast pelo Tel. (11) 3060-9688 ou e-mail: sindiplast@sindiplast.org.br 

Voltar