São Paulo, abril de 2017 – No terceiro dia da FEIPLASTIC, importantes expositores fabricantes de resinas plásticas e de máquinas e equipamentos começaram a registrar saldo positivo nas vendas, com negócios já sendo efetivados e corredores lotados de visitantes. Muitos deles elogiaram a qualificação do público, que segundo pesquisas prévias da Reed Exibitions Alcantara Machado apontam que 83% dos frequentadores são profissionais que têm envolvimento direto no processo de compra nas suas respectivas empresas ou organizações.
“Conseguimos realizar vendas efetivas de mais de 30 máquinas, com movimento de público nesses três primeiros dias”, afirmou Roberto C. Melo, gerente da Haitian. Na avaliação dele, considerando a situação do mercado, os resultados são bastante positivos. “Durante a FEIPLASTIC estamos oferecendo aos clientes condições especiais para aquisição das máquinas, temos também uma linha própria de crédito. A expectativa é ampliar os negócios até o final do evento”, adiantou.
Igualmente confiante no potencial da Feira, o gerente comercial da Brasfixo, Luciano Lima, ressalta que foi possível concretizar vendas de equipamentos para usinagem e injeção plástica. “A feira está excelente!. Não temos do que reclamar. Além de estar em contato com nossos clientes, a FEIPLASTIC abre oportunidades para ampliar a geração de negócios futuros”, elogiou. Lima acredita que nos próximos meses terá um aumento de 50% na produção.
O gerente executivo de Vendas e Marketing da Ineos Styrolution, Fábio Bordin, disse ter ficado surpreso com a organização do evento, com o público qualificado e com a presença de empresas globais. Mesmo o novo local (Expo Center Norte) recebeu elogios do gerente, que segundo ele, foi “aprovado” pelo presidente e pelo vice da Ineos. “Atendemos praticamente todos os setores da indústria, e sentimos que os clientes estão mais otimistas. A recuperação nas vendas do setor automotivo, por exemplo, já refletiu nas nossas vendas”, avaliou.
Da mesma forma, o diretor de Marketing e Gestão de Desempenho da Braskem, Rafael Christo, identificou um público “mais seleto e focado em negócios”. Segundo ele, o papel da Braskem em eventos como a FEIPLASTIC é criar uma aproximação com os públicos de interesse. “Recebemos representantes do governo, sindicatos e distribuidores que se sentaram à mesa para discutir parcerias, projetos e outros assuntos de interesse”. A intensa movimentação na Braskem é evidenciada pelas 14 salas de reunião que foram totalmente ocupadas, com muitos clientes vindos de fora de São Paulo e outros 15% de países da América do Sul, segundo Christo.
“O público nos agradou, são diretores, donos, pessoas que realmente tomam a decisão, um público especializado, tanto que já fechamos alguns negócios e esperamos fechar mais até sexta feira”, comentou o diretor comercial da Eurostec, Cristian Pavan. Segundo ele, participar da FEIPLASTIC é parte da estratégia da Eurostec que decidiu no ano passado mudar o posicionamento da Feira. “Tiramos um pouco a ênfase da parte de metal mecânica para nos voltarmos ao plástico”, afirmou.
Os corredores dos pavilhões do Center Norte no terceiro dia do evento ficaram mais cheios, o que ajudou a aumentar a expectativa de expositores, como a da gerente sênior de Marketing e Vendas América do Sul da Basf, Letícia Mendonça. Ela disse que espera um fluxo ainda maior de visitantes até sexta-feira. “Recebemos um público bastante diversificado e isso é muito bom para o relacionamento da empresa, pois atendemos diversos segmentos do mercado”, disse.
COMUNIDADE DIGITAL DA FEIPLASTIC 2017 ATINGE MAIS DE 100 MIL SEGUIDORES NO FACEBOOK
A maior feira de plásticos da América Latina agora também é a maior do mundo em número de seguidores no Facebook. A FEIPLASTIC 2017 ultrapassou hoje, dia 5, a marca dos 100 mil. Tornou-se também a maior comunidade digital do setor plástico do mundo, superando a Feira K, na Alemanha, considerada a mais importante do planeta, cuja adesão na rede social não chega a 11 mil seguidores. O número de visitantes virtuais da FEIPLASTIC é também superior aos próprios visitantes físicos, que neste ano estão estimados em 60 mil. De acordo com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da Feira, a estratégia adotada para se relacionar com esse universo de público está superando a expectativa. Para se ter uma ideia, na edição de 2015, a quantidade de pessoas registradas no Facebook era de 25 mil.
PLASTICOS REFORÇADOS COMEÇAM A SER USADOS NA ESTRUTURA DO AUTOMÓVEL
A indústria do plástico já começa a realizar as primeiras aplicações estruturais e semi estruturais em automóveis como forma de buscar materiais alternativos ao aço e ao alumínio. Partes automotivas como estrutura de assentos, suspenção, painéis externos e até chassis podem ser moldadas em resinas plásticas altamente rígidas. A principal vantagem do plástico reforçado está no fato de se tratar de um material mais leve, o que impacta diretamente na diminuição de consumo de combustível e em menor emissão de gases poluentes.
As aplicações inovadoras do plástico na indústria automotiva foi o principal tema do terceiro dia do Fórum FEIPLASTIC.
O gerente de desenvolvimento estratégico de negócios da SAE Brasil, Rodrigo Cesar Berardine, afirmou que na produção em série de determinadas peças automotivas, cujo uso do metal ainda é predominante, a alternativa em plástico, como o SMC, é economicamente viável a partir de uma produção que não ultrapasse cerca de 70 mil unidades. Para ele, essa limitação deverá ser superada à medida que a indústria avançar em novas técnicas na produção de resinas. O SMC (Sheet Molding Compound) é produzido à base de resina poliéster com carga mineral e reforço com fibra de vidro, dando características de resistência e de estética à peça. Um dos exemplos do uso desse material está na carroceria do jipe brasileiro Troller T4, assim como no Ford Mustang GT, nos EUA.
O vice-presidente para Américas de Especialidades da Ineos Styrolution, Tom Warren, ressaltou que o uso de determinados materiais plásticos, como os compósitos reforçados com fibra de carbono, são cerca de 50% mais leves que o aço, e pesam 30% a menos que o alumínio. Warren também lembrou que o plástico nos automóveis, além de melhorar consideravelmente o peso, possui a vantagem de absorver mais os impactos em casos de acidentes, preservando os ocupantes. Segundo ele, ao longo da história do plástico na indústria automobílista, que começou por volta de 1940, o material vem ganhando presença crescente na composição total dos veículos. Em 1960 uma picape norte-americana era constituída de apenas nove quilos de plástico. Hoje, essa quantia chega a 150 quilos e em breve deve alcançar 320 quilos.
EXPOSITORES DA FEIPLASTIC MOSTRAM PRODUTOS PARA A INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
BASF – Apresenta a família de poliamidas Ultramid® cujo destaque são as propriedades mecânicas, como resistência ao impacto e rigidez. Sua aplicação está na fabricação de coletores de admissão de ar, maçanetas, pedais, sistemas de arrefecimento e ar condicionado e invólucros de airbags.
KURARAY – Destaca na FEIPLASTIC a resina poliamida 9T termorresistente, com aplicações na indústria automobilística por suas características como baixa absorção de água, alta resistência química e à abrasão, propriedades mecânicas a altas temperaturas e barreira aos combustíveis.
RADICIGROUP – Leva uma nova gama de resinas à base de Poliftalamida (PPA), o RADILON® AESTUS T, uma linha com tecnologia de última geração, alta performance e resistentes a altas temperaturas no requisito para atender o setor automotivo.
Serviço:
FEIPLASTIC 2017 – Feira Internacional do Plástico
Data: 3 a 7 de abril de 2017
Horário: das 11h às 20h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
www.feiplastic.com.br
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