A ABIPLAST e o SINDIPLAST marcaram presença nas Semanas da Qualidade da empresa Logoplaste, fabricante de embalagens plásticas, com palestras para colaboradores. O primeiro encontro aconteceu em 4 de setembro em Araras, no interior paulista, e reuniu 80 participantes. Os próximos treinamentos acontecerão nos dias 6 de novembro, em outra planta de Araras, e 22 de novembro, em São Paulo capital.

As palestras são feitas para os três turnos da produção e voltadas para desmistificar questões relacionadas ao plástico. A assessora técnica da ABIPLAST/SINDIPLAST, Simone Carvalho, esclareceu sobre os benefícios, utilização, mitos e verdades do material. O perfil e as ações da indústria, além de questões ambientais – como sustentabilidade, logística reversa e separação de resíduos para reciclagem –, também são destaque na apresentação.

“A ABIPLAST proporcionou uma visão clara de sustentabilidade vinculada a uma boa gestão, com a necessidade de investimentos direcionados para uma mudança da cultura social e política”, comenta Maurício Rodrigues, gerente de produção da Logoplaste. Para o executivo, essa visão é importante para “não cair na corrente simplista de adotar o plástico como vilão do meio ambiente a fim de fugir da responsabilidade da correta destinação final do material, após ele exercer seu papel fundamental de alavancar desenvolvimento, inovação e praticidade – fatores essenciais na sociedade atual”.

A Logoplaste é uma empresa de origem portuguesa que chegou ao Brasil em 1994. Um de seus principais diferenciais no mercado é possuir muitas plantas in house, dentro de empresas envasadoras parceiras. Novas datas de treinamentos, em outros Estados onde a transformadora atua, estão sendo definidas.

Esse tipo de treinamento é um produto exclusivo para empresas associadas à ABIPLAST e/ou SINDIPLAST que queiram uniformizar as informações acerca da sustentabilidade dos plásticos juntos aos seus colaboradores, importantes agentes para essa questão.