Anuário expõe temas relevantes para a cadeia produtivo do plástico e reciclagem

O Perfil das Indústrias de Transformação e Reciclagem de Plástico no Brasil 2021, principal publicação do setor, já está disponível, com o propósito de divulgar ao público os dados dos setores de transformação e reciclagem. Anualmente, o Perfil elaborado pela ABIPLAST traz dados de estrutura e desempenho como o tamanho dessas indústrias, produção, demanda, dados da reciclagem mecânica de plástico pós-consumo e faturamento, entre outras informações.

“Esperamos que o Perfil 2021 seja importante na dimensão do setor e no que acreditamos como atuação para garantir a competitividade de nossas empresas, com bases sólidas na evolução produtiva e na inovação. Juntos, vamos seguir nossa caminhada de transformação”, afirma José Ricardo Roriz, presidente da ABIPLAST.

Nesta edição, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico apresenta um panorama de sua atuação com vistas à competitividade do setor, evidenciando as iniciativas das indústrias e o movimento constante em direção à inovação e ao desenvolvimento. A publicação traz um conteúdo especial a respeito da Avaliação de Ciclo de Vida, metodologia que examina diversos fatores impactados na fabricação de um produto, a fim de contribuir para discussões importantes.

A ACV consiste no estudo dos aspectos ambientais e potenciais impactos ao longo da utilização de um produto – equivalente a dizer do “berço ao túmulo” ou do “berço ao berço” do item -, desde a fabricação e transformação da matéria-prima, passando por produção, uso, pós-uso, destinação adequada e reintrodução no ciclo produtivo. As categorias de impactos ambientais consideradas incluem o uso de recursos, a saúde humana e as consequências ecológicas.

Dentre alguns exemplos estão o copo descartável plástico – de polipropileno (PP) -, que utiliza menos água no processo de produção, é reciclável e reduz o impacto ambiental no uso do solo, e os sacos de ráfia (PP). Eles são reutilizáveis, mais resistentes, seguros e leves, causando, portanto, menor impacto ambiental na distribuição, devido à diminuição do consumo de combustível no transporte. Outra vantagem é a resistência à umidade e a rasgos, evitando perdas. A sacaria em ráfia também consome menos água em seu ciclo de vida, quando comparada a outros materiais.

A publicação apresenta ainda novos dados robustos acerca da indústria de reciclagem dos materiais plásticos no Brasil, como localização, número e distribuição de empregos e empresas recicladoras, histórico de resultados do setor e produção de plástico reciclado pós-consumo (PCR).

Em resumo, o Perfil mensura e caracteriza as indústrias brasileiras do plástico, enriquecido com dados estaduais e nacionais, além de série histórica dos últimos anos, buscando fornecer números abrangentes e insights acerca de temas latentes.

Ao apresentar informações estruturantes das indústrias de transformação e reciclagem, o Perfil não só viabiliza a apreciação do mercado, seus desafios e oportunidades, como consolida a perspectiva integrada das indústrias, fortalecendo sua função referencial para o setor.

A publicação conta com o Patrocínio de empresas e entidades do setor: Kanaflex, Karina Plásticos, Sansuy, Valgroup, Epema, Tomplastic, Unipac, ABIEF, SIMPEPE, SIMPERJ, SIMPESC, SIMPLÁS, SINDIPLAST SP SINPLASC, SINPLAST AL, SINPLAST RS.

O Perfil 2021 pode ser acessado na página da ABIPLAST em: http://www.abiplast.org.br/publicacoes/perfil-2021/