A indústria de transformação e reciclagem de plástico desempenha, continuamente, papel fundamental na rotina de seus consumidores. Ela se faz presente nos mais variados produtos como embalagens, eletrodomésticos e eletrônicos, artigos para construção civil, agricultura e para a indústria automotiva, por exemplo, bem como na recuperação de resíduos recicláveis pós-consumo. Em meio a crise pandêmica que chega ao Brasil com a COVID-19, apesar de um contexto incerto e desafiador, a indústria segue com o seu dever e reforça sua importância.

Ciente de sua responsabilidade, o setor tem se organizado e trabalhado de forma estratégica para atender às inúmeras demandas existentes neste momento, como a fabricação de embalagens, produtos descartáveis e médico-hospitalares, bem como itens para a construção de estruturas e demais produtos que se fazem necessários.

Diante disso, o SINDIPLAST, por meio da ABIPLAST tem potencializado métodos de sistematização de informações e de comunicação com o objetivo de promover maior transparência e agilidade em meio a essas demandas. O primeiro caso bem-sucedido foi doação de 1.500 tampas e embalagens de 20L feita pela empresa Campo Limpo – integrante do sistema Campo Limpo – logística reversa das embalagens pós consumo de agrotóxicos. A ação faz parte de uma operação do Ministério da Saúde, em que estão sendo doados 100 mil litros de álcool 70% vindos do Nordeste para a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. O pedido chegou à ABIPLAST e foi encaminhada à COFEIS – Câmara Setorial dos Fabricantes de Embalagens Industriais Sopradas, que congrega diversas empresas associadas à ABIPLAST e ao SINDIPLAST.

E é dessa forma que a indústria espera contribuir nesta fase de responsabilidade, mas também de trabalho conjunto e colaborativo. O ambiente pede estratégia, orientação e planejamento e o SINDIPLAST, em conjunto com a  ABIPLAST, também estão preparados para contribuir. Apesar de todos os impactos na economia e nas atividades produtivas, a indústria, o SINDIPLAST e a ABIPLAST seguem confiantes em enfrentar este cenário da melhor maneira possível, combatendo, juntos, o coronavírus.