Feira termina com saldo positivo: volume de negócios deve superar R$ 1,6 bi, sendo R$ 88,5 milhões só as rodadas de negócios
Após cinco intensos dias de evento, a FEIPLASTIC encerra com sucesso no volume de negócios gerados. Só nas rodadas internacionais foram contabilizados até o momento R$ 14, 9 milhões ($ 3.8 milhões) em negócios e uma expectativa de R$ 52,6 milhões ($ 13.38 milhões) para os próximos 12 meses.
O volume gerado em toda a feira é muito maior e, se levadas em conta as projeções para os próximos meses, é imensurável. De acordo com os visitantes, havia uma verba declarada de R$ 1,6 bilhões para compras. Com cifras expressivas, a feira contou com 430 rodadas de negócios internacionais, onde cerca de 70 empresas brasileiras fizeram negócios com 22 compradoras de países como EUA, Canadá, México e outros países da América do Sul.
Além das internacionais, a FEIPLASTIC também promoveu as rodadas nacionais, nas quais aconteceram mais de 120 reuniões com 12 empresas compradoras. Dessas reuniões, 96% foram avaliadas pelos compradores e expositores participantes como boa ou ótima e com expectativa de negócios. A expectativa é de R$ 21 milhões.
“A FEIPLASTIC se consolida como a maior feira geradora de negócios para a indústria do plástico. Os expositores reconhecem que a feira encontrou uma proposta de valor consistente para o mercado. Acredito que atingimos um modelo definitivo para o que se espera do setor”, avaliou Leandro Lara, diretor da Reed Exhibitions.
A feira contou com a visitação de mais de 50 mil pessoas de 30 países durante os cinco dias de feira. Dos visitantes internacionais, 86% são da América do Sul, 6% Europa, 4% América do Norte e 2% África. Foram mais de 1.000 marcas expositoras em um espaço de 35 mil m².
Foco na sustentabilidade e economia circular
Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e com apoio da Braskem, a FEIPLASTIC trouxe para essa edição uma novidade na Operação Reciclar, que transcendeu o pavilhão de exposições, com 8 horas de coleta de resíduos nas margens do córrego Carandiru, próximo ao conjunto habitacional Cingapura. Ao todo foram coletadas 33 toneladas na operação outside.
A segunda atividade da Operação Reciclar aconteceu durante os cinco dias de evento, com o apoio de agentes coletores no pavilhão de exposições. A coleta foi periódica em todos os expositores da FEIPLASTIC que fabricaram produtos plásticos para demonstração e resultou em 57,1 toneladas.
Com 90,1 toneladas de resíduos coletados em 2019, o projeto reforça o compromisso e comprometimento com a sustentabilidade. “A Operação Reciclar é uma ação de conscientização do consumidor sobre a necessidade do correto descarte de resíduos sólidos. Como indústria, aperfeiçoamos nossos processos e produtos para melhorar o índice de reciclagem no Brasil, mas contamos também com o apoio da população no que tange ao descarte consciente para atingir os ideais de sustentabilidade”, explica José Ricardo Roriz Coelho, presidente da ABIPLAST.
A FEIPLASTIC 2019 contou ainda com o espaço interativo “Movimento Plástico Transforma”, que apresentou ações para sensibilizar a sociedade sobre os benefícios do plástico. Trata-se de uma iniciativa pioneira do PICPlast, que apresenta o plástico como aliado a tecnologia, inovação, responsabilidade e mudanças futuras.