Como reerguer um país inteiro após a devastação provocada pela guerra? Para liberar áreas destruídas e combater a escassez e o desperdício de recursos naturais, uma metodologia foi criada no Japão na década de 1950 para desenvolver instrumentos de reconstrução do país. O sistema de gestão de qualidade total aplicado naquela época tinha como base alguns métodos, entre eles o programa 5S.

Em razão de sua eficácia, o 5S é a metodologia mais utilizada até hoje, principalmente em indústrias. Segundo o consultor da empresa especializada PDCA, Haroldo Ribeiro, “ela é a mais reconhecida mundialmente para agir tanto em questões físicas quanto comportamentais”. O processo de implantação do programa teve início este ano e deve durar entre 3 anos e 3 anos e meio, sendo dividido em duas etapas, como mostra o infográfico abaixo:

Imagem

No final de 2016, dez transformadores passaram a aplicar esses conceitos, levando em conta três variáveis a fim de mensurar o tempo necessário para a aplicação das duas etapas do programa: as condições atuais e o foco de gestão da empresa, além da adequação da metodologia: “A Frasquim é um ótimo exemplo de quem conseguiu excelentes resultados com a implementação do 5S”.

O convite para participar do programa 5S não poderia ter vindo em melhor momento, segundo Vinícius Teixeira, diretor administrativo e industrial da Frasquim. Para ele, já é possível identificar falhas e correções a serem feitas a partir das auditorias de implantação e resultados aplicadas durante a primeira etapa do programa: “Estávamos passando por um movimento de reestruturação, mudança cultural e revisão de planejamento estratégico quando fomos convidados pelo PICPlast. Temos key users responsáveis pelo desenvolvimento e já percebemos visual e emocionalmente as mudanças propostas. O conceito do 5S já está vivo dentro da Frasquim”.

FONTE: PICPLAST NEWS