Ampliar a visibilidade das diversas aplicações do plástico no agronegócio. Foi com esse objetivo que o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) participou da Agrishow 2018, no período de 30 de abril a 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Em seu espaço, o PICPlast contou com a presença de quinze empresas que apresentaram cerca de 20 soluções plásticas e como elas impactam na melhoria de performance nas atividades agrícola e pecuária. Sistemas de irrigação, proteção de solo, armazenamento e silagem foram alguns dos produtos aos quais o público teve acesso.

Na visão do presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, este tipo de iniciativa mostra a versatilidade do plástico e o investimento dos transformadores na fabricação de soluções para diversas necessidades.

No estande do PICPlast houve exposição de soluções como Wrap, solução para armazenagem de silagem pré-secada com a função de manter o valor nutricional do alimento e permitir armazenamento por até 12 meses; o Silo Bolsa, para armazenagem de grãos e silagem em formato de túnel flexível de polietileno, medindo de 70 a 100 metros de comprimento, que cria um ambiente sem oxigênio impedindo o surgimento e desenvolvimento de pragas e insetos durante a armazenagem; os Big Bags, embalagens de ráfia de polipropileno com alta capacidade de armazenagem, apresentando uma versão fabricada com 50% de resina reciclada, ou seja, novos big bags produzidos a partir de unidades já utilizadas, estimulando o descarte correto do produto e permitindo que a matéria-prima volte para a cadeia produtiva; o Sistema de Irrigação por gotejamento que garante que mais de 90% da água chegue à raiz da planta, permitindo um controle e um uso racional do recurso hídrico; o Mulching, filme agrícola de dupla face, à base de polietileno e aditivos especiais, utilizado na cobertura de solo levando à retenção da umidade e impedindo o crescimento de plantas daninhas, o que promove um melhor desenvolvimento vegetativo da planta e, consequentemente, maior produtividade da lavoura e ainda as Sacarias de Ráfia como soluções para embalar sementes tratadas apresentando maior resistência ao rasgo e à umidade, preço mais competitivo e tem como diferencial a possibilidade de ser transparente, o que permite visualizar seu conteúdo.

“A participação dessas soluções na Agrishow reforça o aspecto sustentável e tecnológico do plástico enquanto matéria-prima, pois evidencia o quanto elas contribuem para o aumento da produtividade no agronegócio e para a redução de possíveis perdas”, ressalta Roriz.

O PICPlast é fruto da parceria da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), e da Braskem. Desde 2013 mais de 1.000 empresas foram beneficiadas pelas iniciativas desenvolvidas pelo PICPlast, que possui parcerias com instituições renomadas, como SEBRAE e Fundação Dom Cabral.

Fonte:  PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico