Você gosta de design, estilo e praticidade? Então, fique por dentro de tudo o que o plástico é capaz de oferecer. O plástico pode ser moldado nas cores mais ousadas e nas formas mais criativas, agregando multifuncionalidade e conveniência ao dia a dia.

A proposta de utilizar o plástico como matéria-prima no mobiliário não é novidade. Desde o final da década de 1940, o material contribui para a produção de produtos mais versáteis, resistentes e duráveis.

Os primeiros móveis plásticos fabricados em série foram desenvolvidos em 1948 por Charles e Ray Eames para o Concurso de Design de Móveis do Museu de Arte Moderna de Nova York. O casal Eames apresentou cadeiras com estilo diferenciado no intuito de atender à falta de peças funcionais para a decoração de casas modernas.

Em 1955, o arquiteto finlandês-americano Eero Saarinen criou a coleção de mesas e cadeiras “Tulipa” inteiramente em plástico. Os móveis ficaram famosos porque foram usados nos cenários de Jornada nas Estrelas na década de 1960.

No final do mesmo período, surge a cadeira Panton , com perfil aerodinâmico que lembra o perfil de uma pessoa sentada. Ela foi a primeira cadeira a ser feita em uma única peça plástica.
A cadeira Louis Ghost foi criada no início dos anos 2000, por Philippe Starck . Ela é hoje a cadeira com concepção visual mais vendida do mundo.

Material moderno
Além da sustentabilidade e das infinitas possibilidades de design que o plástico oferece, estão outras vantagens como:
• Diversidade de cores, inclusive de opções transparentes;
• Maleabilidade, que assegura as melhores formas de ergonomia;
• Ótima resistência, podendo ser utilizado em áreas externas;
• Mobiliários leves e que suportam altos pesos;
• Fácil limpeza e conservação;
• Facilidade de mobilidade e transporte;
• Praticidade, pois muitos tipos de mobiliário podem ser empilháveis;
• Padronização e produção em série;
• Durabilidade e segurança.

O sonho e a técnica
Os designers estão dando uma injeção de vigor aos mais diversos objetos de decoração. Com criatividade e estilo, muitos deles se preocupam também com a sustentabilidade, utilizando o material reciclado.

Você mesmo pode ter uma ideia bacana inspirando-se na natureza e em peças de plástico que já possui em casa. Pedaços de garrafas e outras embalagens coloridas viram lindas flores para deixar o ambiente mais alegre.

Quem sabe aquele escorredor de massa de plástico furadinho e colorido não vira um belo lustre pendente na mesa de jantar?

Combine o sonho e a técnica e torne-se um designer por alguns momentos!

Fonte:  Movimento Plástico Transforma