Por meio de videoconferência realizada pela Plastivida na última segunda-feira (8), teve início a implantação do Programa Pellets Zero – OCS®, do qual a ABIPLAST participa desde 2014, como entidade licenciadora. A iniciativa tem como principal objetivo a prevenção de perdas de pellets nas plantas de transformação e reciclagem de materiais plásticos bem como em petroquímicas, distribuidores e agentes de logística.
A partir de agora, empresas que assinarem o compromisso passam a receber certificação, em uma escala de 1 a 4 estrelas. Ao atingir o máximo de pontuação, a signatária pode optar pelos parâmetros da Operation Clean Sweep – OCS® Blue, para alcançar a quinta e última estrela.
A implantação seguirá os critérios firmados no âmbito do Fórum Ambiental dos Plásticos por Um Mar Limpo, do qual a ABIPLAST e o SINDIPLAST tornarem-se signatários em 2016, ao lado de outros sindicatos e empresas do setor. A partir de então, ambas vêm participando da elaboração dos Manuais para Implementação do Programa Pellet Zero adaptado ao Brasil.
Além da ABIPLAST, do SINDIPLAST e da Plastivida, assinam o Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo as seguintes empresas e organizações: Abief, Abiquim, Adirplast, Braskem, Dow, Instituto Brasileiro do PVC, Instituto de Engenharia, RadiciGroup, Simperj, Simpesc, Simplás, Simplavi, Sinplast e Sinproquim.
Acesse e baixe o programa e o manual da Operação Clean Sweep OCS® http://pelletzero.porummarlimpo.org.br/