Completando um ano de atividade, após ser criada por mobilização da ABIPLAST em abril de 2018, a REDE DE COOPERAÇÃO PARA O PLÁSTICO realizou sua 11ª plenária nesta terça-feira (9), em São Paulo. Cerca de 80 pessoas estiveram presentes, muitas assistindo ao encontro pela primeira vez, no Onono – Centro de Experiências Científicas e Digitais, inaugurado pela BASF há duas semanas.

Anfitriã da reunião, a empresa química mostrou suas soluções e pesquisas em sustentabilidade, como o projeto ChemCycling, voltado para a reciclagem química de resíduos plásticos. Outros cases apresentados foram o da startup Deink Brasil, da Fundação Espaço Eco e da Suvinil.

Os cinco eixos de trabalho da REDE aproveitaram a data para divulgar os resultados obtidos no último ano. Nesse período, a Governança definiu regras de compliance, de participação na iniciativa e de contratação de projetos, bem como definiu a estruturação jurídica e a captação de recursos para a REDE. Já o eixo Design de Embalagens emprega esforços na criação de um índice nacional de reciclabilidade de embalagens. Após estudos de benchmarking, buscam adaptar uma ferramenta europeia de classificação para a realidade brasileira, considerando aspectos técnicos, econômicos e regionais.

Em Políticas Públicas, foram elencados os incentivos fiscais prioritários para incentivar recicladores e cooperativas. Há ainda ações no sentido de entender modelos de coleta incentivada; de incentivar e apoiar programas de educação ambiental; e de buscar uma definição para PCR, em conjunto com a Governança. Ainda pensando na cadeia de reciclagem, o eixo de Logística e Infraestrutura mapeou o atual formato de coleta e levantou os exemplos positivos existentes, identificando alternativas como a formalização da cadeia informal, o aumento da coleta seletiva ou a adoção de um modelo de separação de resíduo bruto, sem coleta. Para isso, também há um estudo dos modelos de financiamento existentes no mundo.

Por fim, o grupo de Comunicação falou da formatação da identidade visual e da apresentação institucional da REDE, importante instrumento de divulgação do projeto, assim como da busca por entender as necessidades das cooperativas e comunicar aos elos os andamentos e conquistas dos eixos de trabalho, bem como de engajar a sociedade para um modelo de consumo circular.