O Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico do Estado de São Paulo (SINDIPLAST) assinou no dia 8 de novembro a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Químico e Plástico do Estado de São Paulo com 39 (trinta e nove) Entidades Sindicais de Trabalhadores capitaneadas pela Fequimfar-Força e pela Fetquim-CUT. O documento tem vigência de 2018 a 2020 para as cláusulas sociais e de 2018 a 2019 para as cláusulas econômicas.

O índice de reajuste salarial negociado foi de 4%, referente à variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) entre 1º de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2018 para salários de até R$ R$ 8.528,00 por mês. Para salários superiores a R$ 8.528,00, o valor fixo correspondente foi definido em R$ 341,12.

Houve modificações em diversas cláusulas, como salário de aprendizes, trabalho temporário excluído, banco de horas para o período de 12 meses a ser negociado com os Sindicatos Profissionais, sendo mantido o Bancos de Horas Individual válido por 06 (seis) meses previsto na Reforma Trabalhista Lei n° 13.467/2017, gestantes/lactantes em relação ao trabalho em setores insalubres, Programa de Participação nos Resultados, Resolução de Conflitos oriundos da aplicação da CCT, além da manutenção dos Grupos de Trabalhado para adequação da CCT a Reforma Trabalhista.

O Departamento Jurídico Trabalhista/Sindical do SINDIPLAST está à disposição dos associados para quaisquer informações.

Fonte:  SINDIPLAST