Evento, que reuniu os principais membros da cadeia produtiva, celebrou o desempenho da indústria e abordou a importância de projetos em prol da economia circular
O 41º Encontro Nacional do Plástico, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), realizado na última sexta-feira (6), celebrou os avanços da indústria e discutiu a pauta setorial para o próximo ano. O evento reuniu associados, autoridades, entidades, líderes e representantes setoriais.
Durante o tradicional jantar de confraternização, em São Paulo, o presidente do conselho da ABIPLAST e do SINDIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, analisou os desafios enfrentados pela indústria em 2024, com destaque para questões de competitividade e sustentabilidade.
“Sem competitividade, não conseguiremos oferecer inovação e qualidade aos nossos clientes. Isso nos expõe ao risco de perder participação no mercado, especialmente diante do avanço de produtos importados de países como a China. Este ano, enfrentamos elevações tarifárias que pouco contribuíram para a redução do Custo Brasil, o que colocou ainda mais pressão sobre o setor transformador”, afirmou Roriz.
Apesar dos desafios, o desempenho do setor foi positivo, com avanços significativos, como a implementação da Nova Indústria Brasil (NIB), que prevê mais de R$ 400 bilhões em fomento. Outra conquista foi a aprovação da “Depreciação Acelerada”, que deve contribuir para o fluxo de caixa dos projetos de investimento. Roriz destacou ainda que “é essencial que essas ações tenham impacto real na produtividade e que a NIB se torne um verdadeiro ‘Plano Safra’ para a indústria”.
A entidade também reiterou a necessidade de adaptação `às novas regulamentações do setor que podem se consolidar, como o decreto de logística reversa de embalagens plásticas, com esforços para apoiar as empresas no cumprimento das novas regras. “Continuaremos liderando os esforços para apoiar as empresas, fortalecendo nosso trabalho para reduzir o Custo Brasil, tornar a NIB mais efetiva e ampliar as iniciativas de defesa da imagem do plástico”, disse o presidente.
Na ocasião, foi anunciada a assinatura do segundo convênio com a ABDI, com o objetivo de aprimorar as funcionalidades do Recircula Brasil. Além da segunda fase para o setor plástico, “O sucesso da plataforma foi tão significativo que, além de realizar a rastreabilidade do setor plástico, agora começará a atender também o setor do alumínio e o têxtil, expandindo seu alcance e contribuindo ainda mais para a sustentabilidade do país”, comentou Roriz.
Outros projetos também ganharam destaque, como o lançamento do Recicla Bertioga, que, assim como outras iniciativas no litoral paulista, tem gerado resultados econômicos e ambientais de grande relevância. Desde 2022, o Programa Nacional Recicla Cidade, implantado primeiro no Guarujá, reciclou mais de 84,7 toneladas de embalagens plásticas, enquanto o Recicla Praia Grande já recolheu 77 toneladas de materiais recicláveis. O Movimento Plástico Transforma também entregou materiais escolares para escolas do Rio Grande do Sul, feitos a partir de copos plásticos reciclados, coletados na tradicional corrida de São Silvestre.
Além dos ganhos ambientais, a indústria segue como geradora de empregos e renda. A indústria dos transformados de plástico fomentou 363,4 mil empregos, em 12,4 mil empresas, enquanto a de reciclagem computou 15,4 mil empregos em 1,6 mil empresas, com um faturamento de R$ 123 bilhões, mantendo o setor como o quarto mais relevante do país, segundo o Perfil 2023 da ABIPLAST.
Homenageados da noite
O evento também prestou homenagens a importantes figuras do setor de plásticos. Beatriz Mello Helman, proprietária da Editora Definição, foi reconhecida pelo seu trabalho à frente da Plásticos em Revista, publicação mais antiga voltada para a indústria do plástico. Eli Kattan, diretor da Zaraplast, empresa brasileira com mais de 55 anos de história e destaque na transformação de plásticos na América do Sul, também recebeu um troféu.
A última honra da noite foi direcionada a Marco Antônio Pereira Silma, presidente e fundador da Plasútil. O executivo não pôde comparecer, mas foi representado por Edson Bignami, diretor de vendas da empresa.
Feira Plástico Brasil
No evento, a ABIPLAST também reiterou que em março de 2025 acontece a Feira Plástico Brasil em parceria com a ABIMAQ. “Essa feira será um ponto de encontro essencial para inovação, networking e novas oportunidades de negócios. É por meio dessa união que queremos construir um setor mais sustentável, inovador e competitivo”, afirma Roriz.
Patrocinadores
A celebração, promovida pela ABIPLAST há 41 anos, contou com o patrocínio ouro do SINDIPLAST e o patrocínio prata da Braskem, Innova, Kanaflex, Sansuy e Feira Plástico Brasil. Já os patrocínios bronze ficaram por conta da Pisani, Nortene, UNIPAC, VALGROUP, SINPLAST-RS, com o apoio da Plasútil e a parceria de mídia da Plásticos em Revista.